A segurança da salvação em Cristo.

" Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos "Ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor." 2Cor 6-8
Todo o cristão deseja Ter a certeza da salvação, ou seja: a certeza de que, quando Cristo voltar ou a morte chegar, esse cristão irá estar com o Senhor, no céu (Fp1.23). O propósito de João ao escrever esta primeira epístola é que o povo de Deus tenha esta certeza(1Jo 5.13). Note que João não declara em parte alguma da carta, uma experiência passada, ou uma fé morta. Esta epístola expõe nove maneiras de sabermos que estamos salvos como crentes em Jesus Cristo.
Temos a certeza da vida eterna quando cremos "no nome do Filho de Deus"(1Jo 5.13;4.15;5.1,5).Não há vida eterna, nem certeza da salvação, sem uma fé inabalável em Jesus Cristo; fé esta que o confessa como o Filho de Deus, enviado como Senhor e Salvador nosso.

Temos a certeza da vida eterna quando temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos."E nisto sabemos que o conheceremos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele"(1Jo 2.3-5;1Jo 3.24 e 5.2;Jo8.31,51;Jo14.23;Hb5.9).
Temos a certeza da vida eterna quando amamos o Pai e o Filho, e não o mundo(1Jo 2.15;1Jo5.4).Temos certeza da vida eterna quando habitual e continuamente praticamos a justiça, e não o pecado(1Jo 2.29).Por outro lado, quem vive na prática do pecado é do diabo(1Jo 3.7-10;1Jo 3.9).Temos certeza da vida eterna quando amamos os irmãos(1Jo 3.14 e 2.9-11 e 4.7,12,20 e 5.1;Jo13.34,35).
Temos a certeza da vida eterna quando temos consciência da habitação do Espírito Santo em nós."E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado"(1Jo 3.24).Ver também Jo4.13:" Nisto conhecemos que estamos nele,e ele em nós,pois que nos deu do seu Espírito".Temos a certeza da vida eterna quando nos esforçamos para seguir o exemplo de Jesus e viver como ele viveu(1Jo 2.6;Jo 13.15).
Temos a vida eterna quando cremos, aceitamos e permanecemos na "Palavra da vida", o Cristo vivo(1Jo1.1),e de igual modo procedemos com a mensagem de Cristo e dos apóstolos,conforme o NT(1Jo2.24 e 1.1-5 e 4.6). Temos a certeza da vida eterna quando temos um intenso anelo e uma inabalável esperança pela volta de Jesus Cristo, para nos levar para si mesmo."Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro(1Jo3.2,3;Jo14.1-3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM: TRÊS INIMIGOS E TRÊS ARMAS A SEREM VENCIDOS.

Pastores: Feridas, abandono e o duro recomeço

SOMOS MORDOMOS DO EVANGELHO!